Copyright © 2018 | Balaio D'arte

Dia do professor: como usar o teatro no aprendizado?

O professor tem um papel essencial na formação do ser humano desde a primeira infância até o resto de nossas vidas como aprendizes. Seja na escola, faculdade ou numa atividade extracurricular, o professor se transforma em um modelo a ser seguido e uma verdadeira inspiração para os seus alunos.


Quando falamos de formação cultural, os professores ganham um papel ainda mais importante, principalmente no que diz respeito à educação infantil. Ir ao teatro, por exemplo, é uma atividade extracotidiana em relação à rotina escolar, mas pode ser transformada em oportunidade para criar uma situação de aprendizagem por meio da preparação antes da ida ao teatro e também na volta à escola.


Para comemorar o dia do professor, separamos algumas dicas para aqueles que querem incluir a ida ao teatro em seu processo de ensino


1. Prepare o seu aluno

A plateia é o membro mais reverenciado no teatro! Tudo o que fazemos no palco e nos bastidores é para o espectador. Para tornar a ida ao teatro ainda mais rica é interessante que as crianças tenham essa noção. Explique o quanto de ensaio e preparo foi necessário para que aquele espetáculo chegasse até ali e estimule o aplauso e a atenção.


2. Crie um ambiente familiar


Informe-se sobre o espetáculo de teatro antes da experiência conhecendo a sua temática, recomendação de faixa etária e proposta. Você poderá propor atividades com a temática abordada, utilizar as músicas e assim, familiarizar as crianças com o espetáculo. Alimentada por projetos interdisciplinares, a ida ao teatro poderá até mesmo focar questões de história, geografia, língua portuguesa e outros.


3. Estimule interação com o ambiente

Para que as crianças se sintam ainda mais envolvidas com a experiência, pode se atribuir atividades a serem feitas durante a apresentação. Uma sugestão é propor a formação de equipes às quais podem ser atribuídas tarefas específicas, como equipes organizadas com diferentes focos. Os alunos podem, por exemplo, observar com mais atenção a iluminação, a cenografia, os figurinos, o edifício do teatro ou as músicas.


4. Estenda a experiência na volta à escola



A ida ao teatro influenciará as conversas e ações dos alunos, transformando e alargando o seu imaginário e a sua leitura de mundo. Na sala de aula as informações e percepções podem ser compartilhadas. O importante não é aquilo que a cena quer dizer, mas o que cada um pôde perceber daquilo. A função do professor, aqui é estimular o aluno a manifestar-se criativamente sobre essa experiência. Peça que façam desenhos sobre os momentos favoritos, questione sobre a temática apresentada e abuse na criatividade!


Fonte: http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/administracao/Anexos/Documentos/420090630140316A%20ida%20ao%20teatro.pdf

5 visualizações