top of page

Como ensinar ecologia para crianças?


Quando falamos em ecologia e consciência ambiental logo pensamos em ONGs e grandes projetos que ajudam a preservar a natureza em seus diversos âmbitos. Entretanto, sabemos que pequenos atos do dia a dia podem ter grande impacto na missão de proteger o meio ambiente


Por isso, é de extrema importância que conceitos como esses devem ser passados às crianças desde cedo. E mesmo dentro de um ambiente mais urbano e com pouco contato com a natureza, é possível estimular os pequenos e plantar essa sementinha desde cedo. Veja nossas 5 dicas para ensinar ecologia para as crianças:

1. Dê uma plantinha para chamar de sua

Crianças plantando ervas em uma horta

Acompanhar o processo de germinação e crescimento de uma planta cria uma conexão direta da criança com a natureza, além de estimular o senso de responsabilidade, criando uma rotina de cuidados. E não é preciso ter uma horta ou jardim em casa. Experiências como plantar o feijão no algodão, usar um vaso pequeno para plantar uma erva aromática como hortelã ou uma planta de pequeno porte como o tomate cereja podem ser muito divertidas e ricas em aprendizado para os pequenos.


2. Frequente parques e zoológicos

crianças brincando em um campo com muitas árvores

Brincar ao ar livre faz bem e é muito divertido. Além disso, as crianças podem conhecer outros tipos de vegetação, paisagens e animais, entendendo o quanto cada um deles é importante para o equilíbrio da natureza. Aproveite os finais de semana para organizar piqueniques, idas ao zoológico e parques da sua cidade!


3. Seja o exemplo

Durante o seu desenvolvimento é muito comum que as crianças repitam hábitos que os adultos à sua volta realizam. Portanto, nada melhor para passar a mensagem da ecologia e da consciência ambiental do que ter atitudes que inspire os menores ao seu redor.


4. Ensine brincando

Para que a criança absorva e tenha vontade de colocar em prática o que aprendeu, é importante que o assunto não se torne uma coisa chata para ela. Inserir a ecologia e a consciência ambiental nas brincadeiras do cotidiano da criança é uma ótima opção para isso. Desenhos e programas infantis que abordam o tema, exposições interativas e peças de teatro que conversam diretamente com os pequenos e jogos com conteúdo educativo são exemplos de como fazer isso.

espetáculo "O Mundo Imaginário" com a grande terra que é passada pela platéia

“O Mundo Imaginário” é um musical infantil que aborda a ecologia e a consciência ambiental de maneira lúdica e divertida. Além da experiência imediata, as músicas do espetáculo podem levar o aprendizado para o cotidiano do público infantil.

Com essas dicas é possível prepararmos as próximas gerações para uma vida com mais equilíbrio com o meio ambiente e preservação da natureza.

447 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page