top of page

4 Benefícios da música para as crianças

As estruturas auditivas são uma das primeiras a serem formadas durante o período de gestação. Desde cedo já temos contato com o som ritmado do batimento do coração de nossas mães, o tom da sua voz e todos os sons que ouvem. A audição é protagonista nesse primeiro momento de desenvolvimento e talvez seja por isso que nos toque de forma tão sensível e íntima para o resto de nossas vidas.


No processo de desenvolvimento da criança, essa forma cognitiva continua tendo grande importância e é aí que a música vem para agregar nesse aprendizado. O contato com a música abre uma porta para que a criança se expresse de maneiras diferentes e experimente novas sensações e movimentos.


Por isso, separamos quatro benefícios que a música pode trazer para a vida da criança:


1. Melhora da coordenação motora


A criança se sente estimulada ao ouvir música e passa a experimentar novas formas de expressão corporal e combinações de movimentos, utilizando recursos para tentar adaptá-los ao ritmo ouvido.


2. Desperta a sensibilidade e a criatividade


Ao ouvir uma música, diferentes partes do cérebro são ativadas e a criança pode experimentar diversas sensações. Além disso, mesmo que ainda não entenda a letra, a música desperta a vontade de criar e conhecer novos sons e maneiras de se expressar.

3. Melhora a comunicação


O contato com a música em ambientes coletivos também estimula uma melhor comunicação e convivência entre as crianças. Elas se sentem mais confiantes em compartilhar canções e sentem-se inseridas em um grupo que se entende por meio de uma linguagem diferente.


4. Aprendizado mais rápido



Por meio de canções infantis em que há rimas, versos de fácil memorização e muitas vezes são acompanhadas de gestos e coreografias, a criança melhora a sua forma de falar e de entender o significado de cada palavra. Além disso a música também pode ajudar na potencialização da memória, aprendizado de outros idiomas e até mesmo de matemática.


Nos espetáculos do Balaio D'arte todos esses benefícios são estimulados. Com adereços e cenários coloridos, outras funções sensoriais como a visão e até mesmo o tato também são estimulados, sempre valorizando o poder da imaginação.

23 visualizações0 comentário
bottom of page